segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O relógio do Swiss Park me irrita!


Sou detalhista, perfeccionista e literalmente louca, eu assumo. Em razão deste meu comportamento incomum - ou mais comum do que eu possa imaginar - há várias coisas que me irritam. As coisas podem não fazer o menor sentido para todas as outras pessoas, mas no meu raciocínio lógico elas precisam se encaixar de alguma forma, seguir um padrão - mesmo que seja o meu - e ter um sentido qualquer.

Entre essas tantas coisas está o relógio do Swiss Park, isso mesmo, aquele relógio enorme, a razão de ser da torre que ocupa a entrada deste condomínio de luxo instalado na lateral direita da rodovia Anhanguera, para quem segue no sentido interior-capital.

Além de todas as qualidades citadas no início deste post eu também tenho excelente memória. Às vezes o meu chip se abstrai, não registra, sai de férias... Mas se eu lembrar de algo, vou lembrar com detalhes e rever a cena como um filminho na frente dos meus olhos.

Aposto que muitos nem sequer haviam notado que lá havia um relógio e, agora se perguntam o que há de errado com ele. Eu me lembro bem, lá no primário aprendi que o número quatro em algarismos romanos é IV e não IIII! Por isso, toda vez que eu olho para este relógio ele me irrita. Como alguém pode divulgar algo errado assim tão grande em um empreendimento de nome? Não é a vendinha da tia Lola lá da esquina. Curiosa e irritada com o feito resolvi mandar um e-mail para a administração do empreendimento questionando o algarismo. Será estratégia de marketing?

Perto de casa tem um rio e ao lado do rio, sob a rodovia Bandeirantes, tem um tio que vende caldo de cana. Há anos ele pinta placas mal feitas anunciando CAUDO DE CANA 1 REAL. O caldo que ele vende é uma delícia e o ponto é bem estratégico... certo dia, depois de criar uma certa amizade eu perguntei sobre uma certa placa e ele me disse que escreveu errado porque não era letrado, mas que depois isso foi ficando marcado nas pessoas e ele resolveu manter a marca. Hoje ele escreve caudo com U de propósito e todos os moradores da região sabem onde é o CAÚDO do tal tio.

Longe de mim ser a versão feminina do professor Pasquale, este título é de outra malvada, eu odeio e não entendo nada de gramática, mas as coisas precisam ser bem feitas, só isso.

Voltando ao caso do Swiss Park, o e-mail foi respondido e sem me convencer com argumentos sólidos foi deletado. Hoje vejo que seria ótimo resgatá-lo em sua originalidade para este post... A atendente se justificou dizendo que há vários relógios europeus que usam este modelo e a origem disso foi um acidente de trem nos anos mil e bolinhas quando o maquinista confundiu IV com V horas e na confusão selecionou o trilho errado e causou um enorme acidente... Ué, e IIII não se confunde com III? Para completar ela disse que utilizando IIII o relógio mantém uma certa simetria com quatro números iniciando com I e quatro iniciando com V. Ah, tá! IV não inicia com I? Nem os quatro restantes precisam iniciar com X para manter a tal simetria? E porque o nove não é VIIII?

Que se dane o padrão europeu, estamos na América Latina e o relógio do Swiss Park me irrita!

4 comentários:

  1. Você já pensou em procurar um psiquiatra?

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE ELA DEVERIA SE ATUALIZAR ANTES DE FALAR...TENHO RELÓGIOS SUIÇOS E O NÚMERO 4 REALMENTE SÃO IIII. ISSO NÃO ME IRRITA.

    ResponderExcluir